domingo, 10 de fevereiro de 2013

O USO PEDAGÓGICO DO BLOG PARA INTERATIVIDADE/INTERAÇÃO DO TRABALHO DO TUTOR NO Ambiente Virtual de Aprendizado - AVA


UNIVERSIDADE DE BRASILIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: FORMAÇÃO EM EaD PARA TUTORES – NÍVEL 2
Daniel dos Santos Mangueira Leite
Pólo da cidade de Tarauacá no estado do Acre


Não se consegue imaginar os dias sem a interação com as redes sociais, primeiros acessos buscavam conhecer: pessoas; ampliar horizontes, preencher momentos solitários e outras razões não muito significativas.
Hoje a interação com as redes, preenche boa parte do nosso tempo, seja: no trabalho, estudo, lazer ou diversão. A rede nos possibilita viajar por muitos lugares sem sair do lugar, podemos: visitar museus; lugares interessantes e exóticos; pesquisar todo tipo de informação; aprender, nos comunicar, trocar experiências, ensinar, enriquecer conhecimentos; ajudar e ser ajudados.
Existem muitas outras utilidades para as redes, mas o nosso foco é a comunicação, a interação, a normalização e o encontro da qualidade por excelência no ensino dos dias atuais, fato tão esperado por todos nós educadores.
O Ambiente Virtual de Aprendizado – AVA na plataforma moodle trouxe essa qualidade e por muitas razões, mas as que se destacam, são: A interação e interatividade através da rede mundial de computadores sendo uma ferramenta que está presente em todas as áreas da sociedade em qualquer lugar do mundo seja ele remoto, ou não; e ainda, a possibilidade de rever, esmiuçar, estudar, repassar os detalhes quantas vezes sejam necessárias, considero que esta possibilidade é um dos motivos principais das construções dentro do aprendizado individual e em grupo.
O desafio é o uso adequado e amplo de todas as ferramentas que integram esta nova forma de ensinar, não e tão somente a plataforma, mas as ferramentas de mídia: áudio, som e vídeo; As tarefas desenvolvidas em grupo, como os textos coletivos, que tivemos a oportunidade de exercitar neste curso e outras que certamente irão surgir.
Todo este universo gera possibilidades plenas e infinitas, não consigo visualizar limitantes e limitações.
No surgimento e desenvolvimento das redes não imaginava ser possível ter um espaço que fosse reservado aos meus conteúdos, na época grandes conglomerados mundiais disputavam acirradamente espaços ínfimos dentro das redes, também por saberem que ali estava o futuro. Hoje tendo um blog que pode e deve ser compartilhado, com: Mestres, Professores, Alunos e outros também, foi um sonho realizado; de uma realidade que para mim, no seu inicio, era impossível.
O blog é uma ferramenta fora do AVA, mas serve como complemento, espelho, troca de informações, experiências e um registro acessível a todo planeta; é como disponibilizar nosso diário, caderno e anotações para todo o mundo.

Link original para esta publicação:


  
DSML 10/02/2013

Postar um comentário