sábado, 3 de dezembro de 2011

PROJETOS DOS COLEGAS


A Francinete apresentou um projeto interdisciplinar de trabalhos com a argila, desde a coleta e preparo do barro até os objetos, tipo vasos; sua apresentação nos trouxe muitas informações importantes e interessantes também, como por exemplo: A facilidade que os alunos tiveram em seu manuseio e o interesse da escola por continuar a proporcionar oportunidades como estas, convidando-a para repetir a apresentação em outros projetos na mesma escola.
A colega Elissandra aplicou um projeto de pintura corporal promovendo a integração escolar do índio e do não índio estando eles na mesma sala, um fato muito comum nas escolas locais.
O projeto de Raimundo Correa é o que acredito ser o mais interessante, digo interessante, pois não estou fazendo nenhum tipo de julgamento, mas se tivesse que fazê-lo o seu projeto estaria, certamente, entre os primeiros. Sua idéia se baseia na literatura de cordel envolvendo os alunos (educandos) na produção de poesias de cordel, muito bom!
Maria Rita nos trouxe um projeto de gravura com aplicação impecável cativou encantando toda a escola e todos os envolvidos, discentes e docentes;
Rosa aplicou um projeto de xilogravura na escola e todos os projetos contavam com uma particularidade os materiais de baixo ou nenhum custo, de fácil localização em meio à comunidade local.
Rosiana aplicou em seu projeto, o que me parece, ser sua maior paixão pigmentos e cores e a confecção do carvão para desenho feito a base de galhos secos e gravetos.
A particularidade que chama a atenção no projeto de Taicilene é de querer resgatar, divulgar e incentivar, em seu projeto, o artista plástico local, no caso Ismael Martins que tem obras maravilhosas e que devem ser abertas para todo o mundo.
O maior legado que nos deixa, todos estes projetos, não são muitos; mas são muito importantes, por demonstrar, definitivamente, que ao contrário do que muitos tecnocratas pensam, é possível e viável, ensinar através da arte. E, ainda, a arte pode vir a ser a primeira e principal via do novo conceito e modelo a ser seguido na educação que é, seguramente, a construção dos saberes.

MUITO OBRIGADO A TODOS:

۞   EM PRIMEIRO LUGAR A DEUS E A MINHA FAMÍLIA E AOS,

۞   AMIGOS, COLEGAS, PROFESSORES E TUTORES!

PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS FORMANDOS, OU NÃO!

Nenhum comentário: