quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tarefa 3 da disciplina de Ambientes Virtuais e mídias de comunicação do Curso de PIGEAD - UFF

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa da Semana 3
Aluno: Daniel dos Santos Mangueira Leite
Polo: Tarauacá - ACRE
Tema ou Assunto: Mídia no Ensino a Distância - EAD
1.    Mídia escolhida: O Rádio.

Escolhi o rádio por ser o pioneiro das mídias utilizadas no Ensino a Distância e é ele que ainda se utiliza para atingir lugares que a televisão e o computador ainda não alcançaram, como por exemplo: O campo, a floresta e a zona rural:

“De acordo com Moore (2007), quando o rádio surgiu, no início do século XX, houve um grande entusiasmo por parte dos professores sobre seu uso no campo educacional. O autor relata que uma das       primeiras         experiências    em termos de programação          educativa        via       rádio    data     de 1921”. (PARANÁ, 2010)

2. Objetivos a serem atingidos:

É de demonstrar que apesar do rádio ser veículo de comunicação (mídia) do século XX, estando nós no século XXI o rádio continua sendo a única mídia que alcança os lugares mais distantes no nosso Brasil e também de todo o mundo. Esta mídia é tão importante que a exemplo da televisão ela também está inserida no universo da rede mundial (Internet). Nós educadores devemos estar preparados para a utilização desta mídia que não tem como se utilizar do recurso da imagem.

3. Link do trabalho:

4. Inovação/Criatividade:

“o Rádio já é uma escola, pois tem o dom de transformar a vida em sonoridade, penetrando não apenas no pensamento do ouvinte, mas naquilo que ele tem de sensibilidade. Decodificando as mensagens radiofônicas, o ouvinte elabora idéias, cria imagens, produz fantasias, enriquece o espírito, modifica ou consolida comportamentos [...]”. (SALVADOR, 2005)

5. Referências:
MOORE, M; KEARSLEY, G. A educação a distância: uma visão integrada. São Paulo:
Thomson Learning, 2007.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. “Tutoria em EAD”. 2010. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015329.pdf. Acesso em 5 jun. de 2014.
SALVADOR. A Era do Rádioteatro. Rio de Janeiro, RJ: Gramma, 2005. Disponível em http://epealufal.com.br/media/anais/619.pdf. Acesso em 5 jun. de 2014.

 Publicado 05/06/2014
Postar um comentário