segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Atividade 5 (Unidade 2)

Novela Paraíso exibida pela Rede Globo de Televisão no horário de 18 horas.

Qual o nome da novela e o canal que a exibe?
Paraíso.

Qual o enredo da estória?
É a paixão do suposto filho do diabo com a suposta santinha de uma pequena e pacata cidade do interior.

Quais os principais temas tratados durante as duas semanas que você vem assistindo?
Primeiro jornal publicado na cidade é distribuído por Otávio (Guilherme Winter) e o Padre Bento (Carlos Vereza).
Carioca, é dinâmico e idealista. Gosta das coisas boas da vida e, enquanto fazia faculdade, dividia seu tempo com o surfe e o parapente. Ele e seu fiel amigo e escudeiro Ricardo (Guilherme Berenguer) só se deram conta de que deveriam ter levado a vida mais a sério quando se formaram e não encontraram emprego. É quando decidem partir em busca de oportunidades em Paraíso. “O meu personagem e o do Guilherme Berenguer são dois amigos que vão para o interior em busca de trabalho. Um é a família do outro, e eles só tomam decisões juntos. É um pacto. Por terem uma formação universitária, eles acham que vão ‘bombar’ em Paraíso, mas, quando chegam, a população acha que são uns picaretas”, adianta Guilherme Winter.

Conflito de pai apaixonado por uma jovem muito mais nova que ele Nono (José Augusto Branco)
Pai de Bertoni (Kadu Moliterno) é um italiano bonachão, viúvo e beberrão. Adora contar histórias e relembrar velhas canções italianas no bar do filho. Fica encantado quando se depara com Zuleika (Cristiana Oliveira) fazendo compras no armazém e acredita que está na hora de se apaixonar novamente. “O personagem fala com sotaque italiano, é maravilhoso. Já conversei com a preparadora de elenco Íris Gomes, para me dedicar às aulas”, revela José Augusto Branco.
Muda-se para Paraíso disposta a mudar de vida e montar seu próprio negócio, uma sorveteria. Para dar início ao empreendimento, aluga a casa de Bertoni (Kadu Moliterno).

“A Zuleika vai trazer alegria à cidade e levar um pouco da cidade grande para as meninas mais jovens. É solteirona, alto-astral, guerreira e corre atrás do que quer”, comemora Cristiana Oliveira.





Filho de Nono (José Augusto Branco), quando pequeno veio da Itália com a família, que buscava trabalho nas lavouras de café. Com três irmãos mais velhos na lida, conseguiram fazer um “pé de meia” para financiar o próprio negócio. Abriram um armazém em Paraíso e lá foi morar com o pai, pois os irmãos seguiram outros caminhos. Dedicou-se ao armazém e ao pai viúvo e esqueceu-se de tocar sua vida. Solteiro e solitário não querem saber de se apaixonar, até a chegada da exuberante Zuleika (Cristiana Oliveira). “O Bar do Bertoni é por onde passam todas as fofocas e confissões da cidade. Bertoni é italiano que fala com sotaque, e isso é um resgate da minha identidade de filho de italiano. É uma honra participar desta adaptação de ‘Paraíso’, estou muito feliz”, conta o ator Kadu Moliterno que, na obra exibida em 1982 interpretou Zeca, o “filho do diabo”.

Para qual público é destinada?
Não vejo um público específico, ao contrário é uma novela para se assistir dos oito aos oitenta anos.

Quais são os valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos afirmados e negados pela novela?
Todos os valores tradicionais do passado estavam preservados em todas as obras deste escritor (Benedito Ruy Barbosa), porém chama atenção para o preconceito de Mariana (Atriz Cássia Kiss) mãe de Santinha Maria Rita. Aliás, nas entrelinhas o escritor busca o resgate pleno de todos estes valores tão esquecidos em nossos dias.

Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos?
O escritor tem uma habilidade toda especial de valorizar estes valores, a família e o trabalho. Fato é que tais valores sempre presentes e preservados no passado pelas famílias e tão esquecidos na atualidade faz com o que o escritor enfatize veementemente este modo de vida do passado que ainda existe nos meios interioranos e precisam ser preservados a todo custo.

A novela propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de forma subliminar?
Através da presença de personagens como Otávio e Ricardo originários da cidade grande (Rio de Janeiro) e também o fato de Zeca o filho do Diabo ter terminado seus estudos junto aos amigos no Rio de Janeiro traça um paralelo comparativo analítico-crítico dos moradores da cidade com os forasteiros.

Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos Negros?
Homens e Mulheres neste drama buscam a formação e manutenção da família; crianças ainda não participaram de forma enfática; homossexuais não apareceram no drama e os negros coincidentemente, ou não, todos são empregados domésticos.

Como estes são caracterizados, ou seja: o que vestem; como falam; como andam; como são seus corpos; etc.?
As caracterizações são regionais, vestes simples sem nenhum tipo de. As falas seguem as características da língua materna e regional, mesmo até as letras de muitas modas de violas exibidas durante o drama. Quanto aos seus corpos estes são os mesmos dos atores e atrizes, obviamente e devem fugir ao estereótipo genérico do interiorano.

Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a diferença?
Sem padrões só a aproximação possível da realidade.

Há alguma caricatura pejorativa?
Não! Não há caricaturas pejorativas e nem excessos.

Na forma como os personagens são apresentados há reforço de algum estereótipo?
Sim o interiorano.

E quanto às propagandas, quais são as veiculadas nos comerciais da novela?
As que têm relação direta e/ou indiretamente relacionadas ao homem do campo, observando horário, carteira de clientes e objetivos da própria mídia.

Os produtos anunciados são para o mesmo público que assiste à novela?
Em sua maioria sim, por exemplo: picapes “Mitsubishi”.

Que tipo de relação ideológica existe entre a novela e os produtos vendidos na propaganda?
Relação agricultura, campo e pecuária.

Esta novela pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo?
Na forma de pensar.

Como você avalia o impacto dela na sociedade brasileira?
Positivo.

Se pudesse reescrevê-la ou dirigi-la, o que modificaria?
Nada.

Enquanto assiste à novela, fotografe ou pesquise na Internet e revista algumas cenas que podem ilustrar suas respostas.
Muitas cenas foram narradas aqui, mas todo o material encontrado está em formato de vídeo em Adobe flash 10 e não em fotos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Site: http://images.google.com.br/imghp?Hl=pt-BR&tab=wi. Data 06/09/2009.
Site: http://paraiso.globo.com/Novela/Paraiso/Home/0,,16486,00.html. Data 06/09/2009.

Nenhum comentário: