domingo, 8 de junho de 2008

Resenha TCE1


• Unidade 1 Cibercultura e os novos paradigmas sociais
25 horas (2 semanas)
Esta unidade tem como objetivo embasar teoricamente sobre as novas redes sociais configuradas pelas atuais tecnologias de comunicação computacional, entendendo seus impactos na sociedade e as mudanças na forma de ler, pensar e socializar.
Tarefa 1: Construir um Blog.
Tarefa 2: Elaborar uma letra de música, “Ilusão de Ótica”.
Tarefa 3: Elaborar texto colaborativo no “wiki”.

Nesta unidade aprendemos a construir o blog, uma ferramenta espetacular que nos permite personalizar um espaço próprio dentro do mundo virtual e acredito de se tratar de forma atual de criação, é como escrever um livro ou compor uma bela música; apesar de tratar-se de uma forma diferente de criação, talvez não com tanto brilhantismo, ou até talento individual, mas com certeza um método inovador de democratização da arte. Em todos os tempos, até este momento, a arte de uma forma geral, não está acessível à grande parte da população, o que além de injusto é inaceitável, pois contradiz o pressuposto de intuito dos próprios autores, pois não criariam se não tivessem o desejo de ter suas obras acessíveis ao público em geral.
Quanto à segunda tarefa também foi fantástica e desafiadora, pois nos provocou, ascendeu em todos nós o desejo de compartilhar com os gênios criadores um momento todo especial pelo qual podemos imaginar com maior propriedade os momentos únicos e exclusivos de criação. Particularmente além de parabenizar o autor desta magnífica tarefa devo também dizer o meu muito obrigado por isso.
A idéia de construir um texto colaborativo também é maravilhosa, pena que na época não conseguimos decifrar como e que deveria ser feito, mas numa atitude flexível nos foi dada a oportunidade de corrigir isto, e é o que farei o mais breve possível.

• Unidade 2 informática na arte-educação
25 horas (2 semanas)
O objetivo desta unidade é estudar como as tecnologias computacionais contemporâneas estão mudando os paradigmas da educação, bem como pensar e planejar propostas didáticas de seu uso para potencializar o ensino das artes.
Tarefa 4: Proposta de aula, tarefa em grupo (“Olhando para o futuro”).
Tarefa 5: Resenhas, Links e outros recursos para incrementar o Blog.

Fiquei igualmente maravilhado em navegar pelos corredores do “Louvre” em Paris, sem querer parecer repetitivo, fato indiscutível que esta disciplina, seu planejamento e execução atingiram a maior proximidade possível da perfeição e excelência, corresponde ao fato de ser extremamente eficaz dificilmente alguém faria melhor.
Mas este fato não deve servir, em primeiro lugar, como comparativo com as demais disciplinas, pois isso seria um pré-julgamento e se existe uma grande lição que deveríamos ter aprendido é que julgar, sempre foi e sempre será errado. Na verdade esta excelência deve nos servir de parâmetro e estímulo para que um dia, quando crescermos possamos criar um trabalho tão perfeito quanto, ou o mais próximo de. Esta está sendo a grande e maravilhosa construção do conhecimento que tive até aqui e desejo que possa perdurar por muito mais tempo, a proximidade do discurso da nova proposta de educação, aqui está sendo uma grande e maravilhosa realidade.
Este novo aprendizado tem por obrigatório transitar pelas vias da interdisciplinaridade para se alcançar com o sucesso a transdisciplinaridade, mas também é fato que a carga horária não foi dividida por igual, quero dizer claramente que estamos dispensando muito mais tempo nas outras disciplinas em detrimento desta.
Fato que o blog construído com as orientações desta disciplina está longe de adequado, mas cotidianamente procuro incrementá-lo para que um dia, sendo o mais breve possível, possa estar na condição de adequado, ou aceitável.

http://dsmangueiral.blogspot.com/

Nenhum comentário: