domingo, 24 de fevereiro de 2013


UNIVERSIDADE DE BRASILIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: FORMAÇÃO EM EAD PARA TUTORES – NÍVEL 2
Daniel dos Santos Mangueira Leite
Polo da cidade de Tarauacá no estado do Acre

Qual o papel do Tutor no retorno (feedback), ao aluno do Ensino à Distância – EaD, das Atividades e/ou Tarefas do processo de aprendizagem on-line: quais os desafios, quais os cuidados e quais as possibilidades?
O retorno da atividade e/ou tarefa ao aluno faz parte de todas as modalidades de ensino, porém no ensino à distância tem um impacto amplificado, em razão da principal característica que a falta do face a face, entre: tutor-aluno-tutor-professor; este fator trás mudanças profundas nestas relações. Muitas informações realçadas pelas expressões corporais e faciais não acontecem nesta modalidade de ensino e sua falta pode dificultar, e muito, a comunicação entre todos os agentes.
No processo de comunicação do ensino à distância temos que compensar a falta do face a face com todos os recursos que as novas tecnologias digitais nos proporcionam, como por exemplo: comunicação através do skype e Hangout que nos permitem falar e ouvir o outro vendo o rosto da pessoa com quem estamos nos comunicando através de vídeo.
Além da possibilidade de comunicação através do vídeo, outras possibilidades como a comunicação através da escrita tem seu papel revisto e revitalizado, pois a escrita passa a ter o papel de algum tempo atrás servindo de histórico e registro de todo o processo envolvente. Os avanços tecnológicos estão trazendo possibilidades infinitas como pudemos observar no Seminário Educação Tecnologia com a Professora Suley Scherer: Telas dobráveis da espessura de uma folha de papel; uso cotidiano do sistema de localização GPS no trânsito integrado a rede mundial (internet) e tantos outros, se utilizados com metas e objetivos claros e bem definidos, podem elevar a qualidade de ensino no Brasil e no mundo a uma condição bem próximo da excelência de forma rápida e eficaz.
Os cuidados a serem observados destas novidades digitais e tecnológicas devem nos servir como ferramenta de obtenção da qualidade, afinal máquinas não pensam e a inteligência artificial é algo que ainda não aconteceu.
O desafio será, sempre, o de conseguirmos nos atualizar a medida do surgimento destas inovações o que me parece impossível. A criança e o jovem que já nasceu neste universo digital têm o domínio facilitado para o uso pleno destas ferramentas tecnológicas. O nosso desafio enquanto educador é de acompanhar este jovem e através da comunicação e construção compartilhada, caminharmos todos na direção da construção do conhecimento coletivo.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O USO PEDAGÓGICO DO BLOG PARA INTERATIVIDADE/INTERAÇÃO DO TRABALHO DO TUTOR NO Ambiente Virtual de Aprendizado - AVA


UNIVERSIDADE DE BRASILIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: FORMAÇÃO EM EaD PARA TUTORES – NÍVEL 2
Daniel dos Santos Mangueira Leite
Pólo da cidade de Tarauacá no estado do Acre


Não se consegue imaginar os dias sem a interação com as redes sociais, primeiros acessos buscavam conhecer: pessoas; ampliar horizontes, preencher momentos solitários e outras razões não muito significativas.
Hoje a interação com as redes, preenche boa parte do nosso tempo, seja: no trabalho, estudo, lazer ou diversão. A rede nos possibilita viajar por muitos lugares sem sair do lugar, podemos: visitar museus; lugares interessantes e exóticos; pesquisar todo tipo de informação; aprender, nos comunicar, trocar experiências, ensinar, enriquecer conhecimentos; ajudar e ser ajudados.
Existem muitas outras utilidades para as redes, mas o nosso foco é a comunicação, a interação, a normalização e o encontro da qualidade por excelência no ensino dos dias atuais, fato tão esperado por todos nós educadores.
O Ambiente Virtual de Aprendizado – AVA na plataforma moodle trouxe essa qualidade e por muitas razões, mas as que se destacam, são: A interação e interatividade através da rede mundial de computadores sendo uma ferramenta que está presente em todas as áreas da sociedade em qualquer lugar do mundo seja ele remoto, ou não; e ainda, a possibilidade de rever, esmiuçar, estudar, repassar os detalhes quantas vezes sejam necessárias, considero que esta possibilidade é um dos motivos principais das construções dentro do aprendizado individual e em grupo.
O desafio é o uso adequado e amplo de todas as ferramentas que integram esta nova forma de ensinar, não e tão somente a plataforma, mas as ferramentas de mídia: áudio, som e vídeo; As tarefas desenvolvidas em grupo, como os textos coletivos, que tivemos a oportunidade de exercitar neste curso e outras que certamente irão surgir.
Todo este universo gera possibilidades plenas e infinitas, não consigo visualizar limitantes e limitações.
No surgimento e desenvolvimento das redes não imaginava ser possível ter um espaço que fosse reservado aos meus conteúdos, na época grandes conglomerados mundiais disputavam acirradamente espaços ínfimos dentro das redes, também por saberem que ali estava o futuro. Hoje tendo um blog que pode e deve ser compartilhado, com: Mestres, Professores, Alunos e outros também, foi um sonho realizado; de uma realidade que para mim, no seu inicio, era impossível.
O blog é uma ferramenta fora do AVA, mas serve como complemento, espelho, troca de informações, experiências e um registro acessível a todo planeta; é como disponibilizar nosso diário, caderno e anotações para todo o mundo.

Link original para esta publicação:


  
DSML 10/02/2013