segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Atividade 5 (Unidade 2)

Novela Paraíso exibida pela Rede Globo de Televisão no horário de 18 horas.

Qual o nome da novela e o canal que a exibe?
Paraíso.

Qual o enredo da estória?
É a paixão do suposto filho do diabo com a suposta santinha de uma pequena e pacata cidade do interior.

Quais os principais temas tratados durante as duas semanas que você vem assistindo?
Primeiro jornal publicado na cidade é distribuído por Otávio (Guilherme Winter) e o Padre Bento (Carlos Vereza).
Carioca, é dinâmico e idealista. Gosta das coisas boas da vida e, enquanto fazia faculdade, dividia seu tempo com o surfe e o parapente. Ele e seu fiel amigo e escudeiro Ricardo (Guilherme Berenguer) só se deram conta de que deveriam ter levado a vida mais a sério quando se formaram e não encontraram emprego. É quando decidem partir em busca de oportunidades em Paraíso. “O meu personagem e o do Guilherme Berenguer são dois amigos que vão para o interior em busca de trabalho. Um é a família do outro, e eles só tomam decisões juntos. É um pacto. Por terem uma formação universitária, eles acham que vão ‘bombar’ em Paraíso, mas, quando chegam, a população acha que são uns picaretas”, adianta Guilherme Winter.

Conflito de pai apaixonado por uma jovem muito mais nova que ele Nono (José Augusto Branco)
Pai de Bertoni (Kadu Moliterno) é um italiano bonachão, viúvo e beberrão. Adora contar histórias e relembrar velhas canções italianas no bar do filho. Fica encantado quando se depara com Zuleika (Cristiana Oliveira) fazendo compras no armazém e acredita que está na hora de se apaixonar novamente. “O personagem fala com sotaque italiano, é maravilhoso. Já conversei com a preparadora de elenco Íris Gomes, para me dedicar às aulas”, revela José Augusto Branco.
Muda-se para Paraíso disposta a mudar de vida e montar seu próprio negócio, uma sorveteria. Para dar início ao empreendimento, aluga a casa de Bertoni (Kadu Moliterno).

“A Zuleika vai trazer alegria à cidade e levar um pouco da cidade grande para as meninas mais jovens. É solteirona, alto-astral, guerreira e corre atrás do que quer”, comemora Cristiana Oliveira.





Filho de Nono (José Augusto Branco), quando pequeno veio da Itália com a família, que buscava trabalho nas lavouras de café. Com três irmãos mais velhos na lida, conseguiram fazer um “pé de meia” para financiar o próprio negócio. Abriram um armazém em Paraíso e lá foi morar com o pai, pois os irmãos seguiram outros caminhos. Dedicou-se ao armazém e ao pai viúvo e esqueceu-se de tocar sua vida. Solteiro e solitário não querem saber de se apaixonar, até a chegada da exuberante Zuleika (Cristiana Oliveira). “O Bar do Bertoni é por onde passam todas as fofocas e confissões da cidade. Bertoni é italiano que fala com sotaque, e isso é um resgate da minha identidade de filho de italiano. É uma honra participar desta adaptação de ‘Paraíso’, estou muito feliz”, conta o ator Kadu Moliterno que, na obra exibida em 1982 interpretou Zeca, o “filho do diabo”.

Para qual público é destinada?
Não vejo um público específico, ao contrário é uma novela para se assistir dos oito aos oitenta anos.

Quais são os valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos afirmados e negados pela novela?
Todos os valores tradicionais do passado estavam preservados em todas as obras deste escritor (Benedito Ruy Barbosa), porém chama atenção para o preconceito de Mariana (Atriz Cássia Kiss) mãe de Santinha Maria Rita. Aliás, nas entrelinhas o escritor busca o resgate pleno de todos estes valores tão esquecidos em nossos dias.

Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos?
O escritor tem uma habilidade toda especial de valorizar estes valores, a família e o trabalho. Fato é que tais valores sempre presentes e preservados no passado pelas famílias e tão esquecidos na atualidade faz com o que o escritor enfatize veementemente este modo de vida do passado que ainda existe nos meios interioranos e precisam ser preservados a todo custo.

A novela propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de forma subliminar?
Através da presença de personagens como Otávio e Ricardo originários da cidade grande (Rio de Janeiro) e também o fato de Zeca o filho do Diabo ter terminado seus estudos junto aos amigos no Rio de Janeiro traça um paralelo comparativo analítico-crítico dos moradores da cidade com os forasteiros.

Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos Negros?
Homens e Mulheres neste drama buscam a formação e manutenção da família; crianças ainda não participaram de forma enfática; homossexuais não apareceram no drama e os negros coincidentemente, ou não, todos são empregados domésticos.

Como estes são caracterizados, ou seja: o que vestem; como falam; como andam; como são seus corpos; etc.?
As caracterizações são regionais, vestes simples sem nenhum tipo de. As falas seguem as características da língua materna e regional, mesmo até as letras de muitas modas de violas exibidas durante o drama. Quanto aos seus corpos estes são os mesmos dos atores e atrizes, obviamente e devem fugir ao estereótipo genérico do interiorano.

Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a diferença?
Sem padrões só a aproximação possível da realidade.

Há alguma caricatura pejorativa?
Não! Não há caricaturas pejorativas e nem excessos.

Na forma como os personagens são apresentados há reforço de algum estereótipo?
Sim o interiorano.

E quanto às propagandas, quais são as veiculadas nos comerciais da novela?
As que têm relação direta e/ou indiretamente relacionadas ao homem do campo, observando horário, carteira de clientes e objetivos da própria mídia.

Os produtos anunciados são para o mesmo público que assiste à novela?
Em sua maioria sim, por exemplo: picapes “Mitsubishi”.

Que tipo de relação ideológica existe entre a novela e os produtos vendidos na propaganda?
Relação agricultura, campo e pecuária.

Esta novela pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo?
Na forma de pensar.

Como você avalia o impacto dela na sociedade brasileira?
Positivo.

Se pudesse reescrevê-la ou dirigi-la, o que modificaria?
Nada.

Enquanto assiste à novela, fotografe ou pesquise na Internet e revista algumas cenas que podem ilustrar suas respostas.
Muitas cenas foram narradas aqui, mas todo o material encontrado está em formato de vídeo em Adobe flash 10 e não em fotos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Site: http://images.google.com.br/imghp?Hl=pt-BR&tab=wi. Data 06/09/2009.
Site: http://paraiso.globo.com/Novela/Paraiso/Home/0,,16486,00.html. Data 06/09/2009.

domingo, 6 de setembro de 2009

Atividade 4 (Unidade 2). Resenha Crítica do Filme: O show de Truman.

O tema central do filme aborda criticamente o espetáculo triste e degradante que é o “programa da vida real” (Reality show), como por exemplo: O Big Brother. Além de um espetáculo muito ruim busca a exposição pejorativa de todos os participantes que por alguns pequenos prêmios expõem suas intimidades internacionalmente, sendo este mesmo objetivo principal do programa televisivo.

Focos unilaterais demonstram ao longo da história que são atitudes inadequadas que podem trazer prejuízos incalculáveis ao ser humano e o maior exemplo disto é o comunismo que travestido de socialismo transformou milhões de pessoas em escravos amordaçados.
Protagonizando o filme temos as brilhantes atuações de Jim Carrey como vendedor de seguros Truman Burbak o ator principal e Ed Harris como Christof diretor do horrendo show de televisão que seqüestra a vida de Truman.
Relação de ética Truman (Jim Carrey) procura agir com muita ética e exemplar postura, afinal de contos a isto foi condicionado desde o seu nascimento; enquanto que do outro lado Christof (Ed Harris) representando a televisão não tem ética alguma.
O relato do filme comparado à realidade é a manipulação que a mídia faz em relação ao telespectador, demonstrado claramente. Exemplos disto estão espalhados por todo filme: A cerveja que o amigo de Truman bebe na ponte e afirma ser a melhor do mundo; o leite e cereais do café da manhã.
A impressão que fica é que além da crítica o filme leva também a mensagem de alerta a este tipo de manipulação com conseqüências incalculáveis para os envolvidos. Truman teve sua vida seqüestrada por trinta anos com prejuízos individuais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Site: http://www.webcine.com.br/filmessi/truman.htm. Data 05/09/2009.
Site: http://www.google.com.br/. Data 05/09/2009.
Site: http://www.adorocinema.com/filmes/show-de-truman/. Data 05/09/2009.
Site oficial: http://www.truman-show.com/. Data 05/09/2009.